quinta-feira, 12 de junho de 2008

Animais no Circo: Todos os bichos devem ser respeitados

Esse post que encerra esta série de reportagem visa mostrar o lado dos animais, que apesar de irracionais tem sentimentos como este exemplo que irei citar:


Em um zoológico da Califórnia, uma tigresa teve filhotes, mas ocorreram problemas e todos morreram prematuramente. Ela parecia estar bem de saúde, mas começou a decair fisicamente e os veterinários acharam que ela estava com depressão por causa da perda dos filhotes. Então queriam colocar filhotes de alguma tigresa no lugar, mas não acharam.. Resolveram utilizar a tática de colocar filhotes de outra espécie, porque muitas vezes a mãe assume de outro animal. Só encontraram porquinhos cuja mãe havia morrido. E assim, vestiram esses filhotes com tecido igual a pele de tigre e os puseram perto da tigresa. Vejam o que aconteceu:







Foto: Divulgação Zoológico


O mundo inteiro tem que se mobilizar com atos de crueldade. Infelizmente o Brasil não assinou a Declaração Universal dos direitos dos animais, criada em 1978 pela Unesco.


Mas vale lembrar que antes de 1998 no Brasil não era considerado crime cometer maus tratos aos animais, a partir de 12 de fevereiro de 1998, com a Lei 9.605 que foi citada no post anterior, passou a ser crime, podendo pegar de três meses a um ano de prisão e multa.


O que pode ser considerado maltratar um animal?


  • Não prover-lhe alimentação adequada e água limpa;
  • Deixá-lo ao relento sem abrigo, sob o sol, chuva ou frio;
  • Mantê-lo em corrente curta;
  • Não procurar um veterinário se o animal adoecer;
  • Manter o animal em lugar anti-higiênico;
  • Abandonar um animal doméstico à sua sorte;
  • Mutilar um animal;
  • Utilizar este animal em shows que possam lhe causar pânico ou estresse;
  • Utilizar animais em experiências cruéis sem uso de anestésicos e sedativos adequados;
  • Agredir fisicamente um animal indefeso;
  • Matar um animal (exceto eutanásia, em caso deste animal estar muito doente e sem possibilidade de cura e aqueles destinados à alimentação. Neste caso, o abate deve ser de acordo com procedimentos humanitários, sem causar sofrimento ao animal.);
  • Deixar seu animal vagar desacompanhado pelas ruas, sem uso de guias, permitindo que corra o risco de ser atropelado;
  • Não dar atenção e carinho aos animais de estimação, privando-os da companhia e do atendimento humano.


Realizei uma pesquisa no site de relacionamentos Orkut, de 100 comunidades relacionadas a animais em circo, 96 eram contra.

Independente de animais dentro ou fora dos circos, o mais importante é que eles tenham uma vida digna, com todos os seus direitos preservados e levando uma vida saudável.


Não poderia encerrar essa matéria sem divulgar a petição que está circulando na internet sobre o caso de Guillermo Vargas Habacuc, que se considera artista por ter prendido um cachorro com uma corda curta na parede de uma galeria de arte e ali o deixou, a morrer lentamente de fome e sede. O que mais indigna é que ninguém que passou pela galeria fez nada, e o pior, é que Habacuc foi convidado para participar da Bienal Centroamericana de Arte 2008 por sua “arte”.


Foto do cachorro


Quem se comover com essa história, assine!


6 comentários:

Rodrigo disse...

Olá Nicolle! obrigado pela visita, gostei muito de seu blog tbm! Tem coisas bem pesadas mas infelizmente é nossa realidade né.... =/ Ah seu blog já está relacionado no meu, volto aqui mais vezes!
Grande Abraçoo e td de bom!!

Unknown disse...

zbjaeiSou totalmente contra os animais no circo, assim como usados como noutras actividades para entertenimento dos homens, como touradas, caça, rodeios, lutas entre animais.....

Sem falar muito, neste video dá para ver umas das muitas razões do meu NÂO:

http://www.youtube.com/watch?v=Nq1Yw2ebE0o&feature=related

Victor Chaos disse...

Deveríamos fazer um zoológico humano, colocando o Lula, o Bush e todos os donos de Circo e as pessoas que fazem Festas do Peão!Assim eles iriam ver como é gostoso ser mal-tratado.

Ricardo Almeida disse...

Olá. Existe algum email pelo qual possamos entrar em contato?

Att

Nicolle Zilli disse...

Olá Ricardo, meu e-mail para contato é nynyzinha@gmail.com
Obrigada pela visita!

Sara Favinha disse...

Gostei das notícias, parabéns!